domingo, 27 de setembro de 2015

Acerte na roupa

Você descobriu seu estilo, quais são os truques para disfarçar seus pequenos defeitos, mas você sabe com que roupa ir a uma entrevista de trabalho, um jantar de negócios, um almoço no campo em casa de amigos? E conhece o significado do social, social completo, habillé?

Entrevista de trabalho

Imagem é tudo, quando você vai ser entrevistada para qualquer tipo de trabalho.
Bancos, multinacionais e grandes empresas: Pedem um visual mais composto. Tailleurs, ternos e camisas são ideais para quando o encontro for mais formal.
Acompanhamento perfeito: Sapatos de saltos médios, meias discretas, bolsas básicas, maquiagem suave.
Lembre-se: Do outro lado da mesa estão homens sérios, vestidos com terno e gravata.
Esqueça: Saias muito curtas, decotes profundos, cores berrantes e joias ou bijoux muito grandes, make exagerado. Não fica bem nem em novela.
Você não é assim? Não faz mal. Esse será seu personagem no horário do expediente. Ou procure outro tipo de trabalho.

Empresas pequenas, agências de publicidade, editoras: Permitem um look mais casual. Vestidos, calças com camisas, saias e blusa são bem-vindos.
Acompanhamento perfeito: Acessórios interessantes, sapatos mais criativos, bolsas grandes.
Lembre-se: O ambiente é mais descontraído, e se forem publicitários, apague sua luz para que eles possam brilhar.
Esqueça: Looks que não são a sua cara, só para parecer antenada. O resultado é falso e desastroso.
(Essa dica não vale para quem trabalha em multinacionais, bancos e outras empresas de grande porte).
Qual é a roupa mais adequada para ir trabalhar?
Basta seguir as orientações do perfil de cada empresa, não tem como errar.
Lembre-se: Em ambiente de trabalho, menos (excesso) é sempre mais (bem-visto).
Seis regrinhas básicas. 
1. Capriche, mas não exagere.
2. Esqueça os saltos muito altos. E os tênis (a não ser que você trabalhe em um ambiente muito descontraído).
3. Jamais use brilhos, mesmo que eles estejam na moda.
4. Saias muito curtas, shorts e barriga de fora são proibidos. Exceção: se você trabalhar com moda e tiver muito, muito estilo.
5. O mesmo vale para cabelos azuis, piercings, alargadores de orelhas e outras modas que podem parecer bizarras para alguns.
6. Use sempre sutiã, mesmo que você não goste.
Conselhinho de beleza. 
Cabelos sempre lavados e cheirosos, unhas feitas, depilação em dia e pouco perfume são fundamentais, imprescindíveis.
Acerte na cor: 
Marinho + todas as cores.
Preto + branco (todas as cores vão bem com preto).
Café + branco, off-white, creme, bege, alguns tons de rosa e azul.
Bege + branco, preto, azul.
Cinza + todas as cores.

Almoço profissional

Tudo depende de com quem você vai almoçar.
Se for uma reunião de trabalho à volta da mesa de almoço: Mantenha seu estilo de todos os dias.
Se você não conhece a pessoa: Primeiro informe-se sobre quem é ela. E prefira sempre ser básica e discreta. Com um tailleur, um terno ou uma calça e uma boa camisa ou malha e um cinto bacana, de cores neutras, não tem como errar.
Se for um almoço para conseguir patrocínio ou angariar fundos para uma causa nobre: Seja discreta e eficiente na maneira de vestir-se, afinal você está lá para conseguir verba para um projeto.

Coquetel ou jantar de trabalho

Essa é a típica situação saia-justa. Trata-se de um encontro profissional, à noite, e geralmente em um bom restaurante ou na casa do chefe. Errar a mão, melhor, a roupa, é muito fácil.
Lembre-se: Não é uma festa, é trabalho. Se for uma festa você será avisada.
Esqueça: Paetês, decotes e outras ousadias que tais. Apenas sofistique seu estilo.
A roupa certa: Uma situação à noite permite que você ouse um pouco mais: na maquiagem, na altura do salto, no modelinho. Um vestido seco, o tradicional “pretinho básico”, um tailleur de tecido mais nobre (como um shantung ou crepe de seda), ou mesmo um terno muito bem cortado, caem bem. Joias e bijoux mais importantes são permitidas.
Exceção: Se a reunião for ao redor de um computador, para finalizar um trabalho ou um contrato, mantenha a produção de todos os dias.

Festa na casa do chefe

Não se deixe enfeitiçar pela palavra “festa”, e resista bravamente aos apelos dos paetês (a não ser que o convite peça habillé), das saias minúsculas, dos decotes abissais e da maquiagem exagerada.
Lembre-se: Você não está na balada, mas na casa do seu chefe.
Conselho: Não beba demais, não seja a mais animada de todos e nem a última a sair.

Sempre com estilo

Mulher bacana e elegante segura o estilo 24 horas por dia.
Pergunta: Mesmo em casa, sozinha, na frente da televisão?
Resposta: Yes, baby. Sempre!
Aquele modelito maxiconforto formado por calça de moletom + camiseta + Havaianas = todos velhinhos, desbotados e grandes demais? Simplesmente, esqueça.
Esse trio só é permitido quando as peças forem do seu tamanho, a malha estiver em boas condições, as cores combinarem entre si e você estiver calçando uma rasteira ou tênis.
Proibido: Trocar os tênis por sapatos ou botas. De salto, então, nem pensar.
O porquê da regra rígida: Imagine uma emergência qualquer, em que você precise abandonar o prédio ou sair correndo de casa... (o mesmo vale para a roupa com que você dorme e a lingerie).

Almoçando com as amigas

Seja você mesma. Apenas tenha em mente o perfil do lugar onde vocês irão almoçar. Se você é do tipo que se sente inadequada em muitas situações,neutralize: aposte no preto e branco, no jeans com uma bela camisa, no vestido mais básico.
Jeans é curinga. Difícil errar com ele.

Fora da cidade: no campo ou na praia

A roupa precisa ser confortável. Seja uma calça, short ou bermuda. Camisetas e camisas são acompanhamentos perfeitos, e os sapatos ou sandálias devem ser sempre baixos (é impossível andar de salto alto na grama ou na areia) e cômodos, para eventuais caminhadas.
Se o programa incluir mar ou piscina, leve maiô inteiro ou biquíni e um vestidinho ou túnica para usar por cima.
Se o almoço, churrasco ou piquenique for de cerimônia, prefira o maiô inteiro ao biquíni.
Leve sempre uma jaqueta ou malha, caso o tempo mude.
Não esqueça o chapéu e os óculos escuros.
Não exagere nos acessórios.
Truque: Vista (com a calça, short ou saia) uma regata por baixo de uma camisetinha de mangas longas e/ou de uma camisa, uma jaqueta e amarre uma malha no pescoço ou na cintura. Você estará preparada para todas as situações e temperaturas do dia.
Malinha de extras: Leve sempre uma bolsa ou mochila com aquilo que não quer carregar: casaquinhos, tênis, meia, lingerie, toalha de banho, etc.

Primeiro encontro

Essa é uma situação que gera estresse e ansiedade. Você (lembre-se de que ele também) quer agradar.
Capriche no visual, sem exagerar. Você precisa sentir-se bem e segura.
Escolha uma roupa que combine com qualquer ambiente, você não sabe se vai a uma pizzaria ou ao restaurante da moda.
Contenha seus ímpetos de escolher uma saia mínima ou um decote profundo, você pode passar uma imagem equivocada do que espera do encontro.
Se ele não for muito alto, diminua o salto.
Não monopolize a conversa e escute as histórias que ele tem para contar. Depois, você decide se esse encontro vai ou não se repetir.
Exceção à regra: Só se você for aquele tipo de mulher rara e única que segura qualquer onda. Solte suas feras, suba no salto, vista-se de oncinha, exagere nos acessórios. Afinal, se ele conheceu você assim... Na dúvida, não ultrapasse seus limites.
Conhecendo a família dele.
Você foi convidada para conhecer os pais dele? Use a mesma tática do primeiro encontro, não vai ter erro. E leve flores ou bombons para a futura sogra, nunca é demais.

Coquetel, jantar ou festa

Você se engana se acha que é “tudo a mesma coisa”. Cada uma dessas situações pede uma roupa especial.
Coquetel: Acontece entre 19 e 22 horas. As pessoas ficam de pé. Servem-se canapés e bebidinhas.
A roupa certa: um vestido ou tailleur de tecido mais nobre, sapatos ou sandálias de salto não muito alto (você vai ficar de pé), meias são opcionais: elas entram e saem da moda de acordo com os desejos dos criadores. Acessórios não muito exagerados. Bolsas pequenas, de preferência com alças, para você não ter de segurar a bolsa, o copo, o aperitivo e ainda cumprimentar as pessoas.
Jantar: O convite normalmente é para depois das 20 horas (pelo menos no Brasil). Começa com um drinque e termina sentada à volta da mesa.
Existem vários tipos de jantar: Na casa do anfitrião, com todos sentados à mesma mesa; na casa do anfitrião, com várias mesinhas; com lugares marcados ou não; para poucos ou muitos convidados; jantar americano, ou seja, em pé; em restaurantes, para comemorar datas especiais.
Dicas: 
Responda sempre se você vai ou não comparecer. Os anfitriões não só contam com sua presença, como precisam saber quantas pessoas estarão presentes.
Chegue sempre na hora marcada. Manda a etiqueta que o jantar seja servido uma hora depois da chegada do primeiro convidado. Máximo atraso permitido: 15 minutos.
A roupa certa: Se o traje não estiver estipulado no convite, um vestido, tailleur ou terno de tecido mais nobre, ou mesmo uma bela calça de shantung ou crepe de seda, usada com uma blusa ou túnica, são o figurino ideal.
O preto é a cor curinga, mas você pode apostar em azuis, verdes e outras cores (não muito gritantes) e estampas da cartela da estação, e que combinem com seu tom de pele.
Sapatos e sandálias podem ter saltos mais altos.
Bolsas devem ser pequenas.
Joias mais importantes são bem-vindas.
Esqueça: O marrom e o bege, que são cores muito esportivas. E as botas, a não ser que o jantar seja extremamente casual.
Festa: o convite será para as 22 horas ou mais tarde. E como diz o nome, desde que o traje não esteja estipulado no convite: é festa.

Nenhum comentário:

Postagens