quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Aproveita que tá na Moda!


História do esmalte

Que hoje existe milhares de esmaltes nas mais variedade de cor, textura, marca, efeito, todo mundo já sabe! Mas quando surgiu o esmalte? Foi essa pergunta que me fiz há umas semanas atrás. Para respondé-la fui xeretar e fiz um resuminho pra vocês do que encontrei em milhares de blogs (tudo a mesma coisa). rsrsrs

  • 3.500 antes de Cristo - O ato de pintar as unhas vem o Egito Antigo. As mulheres egípcias aplicavam uma tintura de henna preta nas unhas. As cores mais vibrantes eram restritas ao uso da família real e chegavam a despertar algumas preferências entre as rainhas do Egito. Cleópatra tinha uma clara preferência pela tonalidade vermelho-escura. Já Nefertiti tinha mais gosto pelo esmalte de tom rubi.


  • Meados do século 3 a.C. - O mesmo fator de distinção social pode ser observado entre os chineses, o uso de tons vermelhos e metálicos (feitos com soluções de prata) significavam a ocupação de um lugar privilegiado na hierarquia social. Eles faziam uma mistura de vários ingredientes: clara de ovo, cera de abelha e até gelatina! Pétalas eram esmagadas e incluídas na mistura para obtenção de uma coloração rosada ou avermelhada.
  • 600 antes de Cristo - No tempo da dinastia Chou, já existiam cores específicas designadas às mulheres da realeza para separá-las das mulheres comuns. Inicialmente, a realeza usava dourado ou prateado mas, conforme o tempo foi passando, essas cores mudaram para preto e vermelho. Enquanto isso, a classe baixa tinha que se contentar com cores mais claras, se forem vistas usando as "cores reais" seriam executadas.
  • Já entre os romanos, a pintura dava lugar a tratamentos com materiais abrasivos que faziam o polimento das unhas.
  • 1800 - Os cuidados se restringiam à obtenção de unhas curtas e que estivessem moldadas por uma boa lima, e em alguns casos, eram ligeiramente perfumadas com óleos vermelhos e polidas com uma tira de couro macio ou camurça.
  • 1830 - Na Europa, o físico Dr. Sitts, inspirado pelos palitos de dente desenvolve o primeiro instrumento que possibilita empurrar a cutícula gentilmente para trás. Antes desse instrumento a cutícula era removida com todo tipo de metal, ácidos e tesouras.
  • 1892 - A sobrinha do Dr. Sitt desenvolveu novo instrumenta e fazia palestras sobre como tratar da cutícula e com isso surgiram os primeiros salões de manicure.

No começo do século XX, os esmaltes começaram a recuperar espaço com o uso de soluções coloridas que não permaneciam fixadas mais do que algumas horas. Algumas mulheres massageavam suas unhas com pós e cremes coloridos e então as poliam para deixá-las brilhantes. Durante esse periodo, as mulheres também usavam um esmalte transparente, que era aplicado com um pequeno pincel feito com pelo de camelo.

  • 1910 - Foi fundada a primeira empresa de produtos de manicure em Nova York a Flowerey Manicure Products que produzia o famoso Emery Board, um tipo de lixa metálica que tornou-se um produto básico para o tratamento de manicure. Mas, em 1914, uma mulher chamada Ana Kindred registra em Dakota do Norte, EUA, a patente para a proteção das unhas.
  • 1917 - a Vogue publica um anúncio Não Corte a Cutícula. Use a técnica Simplex, de Home Manicuring. O conjunto incluía um removedor de cutículas, um polidor de unhas, esmalte de unha, uma caneta branqueadora de unha, uma lixa (já de papelão) e um folder com instruções para fazer as unhas em casa.
  • 1920 - A criação do esmalte como o conhecemos, é atribuída a Michelle Menard e foi inspirada nas tintas para carros. Durante estudos que desenvolviam tinturas para carros, foram descobertas as primeiras soluções que se assemelham com os esmaltes de hoje. Na sua primeira versão, o produto era de um tom rosa-claro e era aplicado no meio das unhas. Lembrando que nesse época as mulheres de reputação eram proibidas de usarem cores fortes.
  • 1927 - A fábrica americana Max Factor lança o Max Factor's Esmalte para Unhas: um pote metálico com um pó de coloração bege que deveria ser espalhado sobre as unhas com uma espécie de pincel. As unhas começaram a ganhar brilho e algumas cores.
  • 1929 - O esmalte com perfume é lançado, mas sua aceitação e popularidade têm vida curta.


  • 1930 - Já podemos notar que a “pintura” nos dedos do pé e da mão fazia muito sucesso entre as grandes estrelas do cinema hollywoodiano, como Rita Hayworth, Jean Harlow e Gloria Swanson.
  • 1932 - Os irmãos Charles e Joseph Revlon custearam a invenção de um novo tipo de esmalte, mais brilhante e com um leque variado de tonalidades, nasce a marca Revlon. Eles promovem pela primeira vez a tendência de maquiar os lábios e unhas da mesma cor.
Olha que legal as propagandas que eu achei da Revlon que mostra a tendência de boca e unhas iguais. Adorei!





  • 1934 - Anna Hamburg, da Califórnia, patenteia uma unha colorida artificial que pode ser facilmente aplicada e removida sem danificar a unha natural. Maxwell Lappe, um dentista de Chigado, cria a Nu Nails uma unha postiça para unhas roídas.
  • 1970 - começa a década dos esmaltes sintéticos. As unhas tornam-se extremamente longas através de várias técnicas e se tornam tendência.
  • 1990 - a decoração das unhas não é mais limitada aos esmaltes, pedras preciosas e vários acessórios entram em uso.

Século 21

Um relato pessoal:

"Em 2001 eu estava com 11 anos, mas não me lembro quando foi que eu parei de ruer as unhas (é sério, eu fazia isso!). Os esmaltes me ajudaram a parar com essa mania feia. Pintava, e começava a tirar, quando estava todo tirado pintava de novo. Até o momento de não sentir vontade nenhuma de roer mais as unhas. Ficou só outra mania: pintar as unhas toda semana. \oo/ Porém, eu não tinha uma cartela colorida de cores a minha disposição. Pintar unhas de verde há 5 anos atrás só poderia sugerir três coisas: ou era Copa do Brasil, ou era Carnaval ou você era doido. Nós tinhamos variações de branco, rosas, vermelho, vinho, marrom e preto. Lembrei agora que uma vez pintei com Beringela da Risqué, se não me engano tinha uns 15 anos e fiquei apaixonada pela cor porque era bem diferente. rsrsrs Francesinha era chique e desenhinhos era fashion. Lembro que fiz uma francesinha com o desenho de uma ilha no final de 2008. E foi em 2009, que eu começei a sentir a invasão de cores e texturas na secção exclusiva dos esmaltes. E como uma boa viciada em esmaltes e apaixonada por moda, não poderia ficar de fora. Que digam minha família, amigos, conhecidos,... Apesar do preço ter subido muito em relação a anos atrás, é um vício 'baratinho' e que não faz mal a ninguém!"  (Naianne Cajueiro, blogueira do Aproveita que tá na Moda!)


http://aproveitaquetanamoda.blogspot.com.br/2011/05/historia-do-esmalte.html

Nenhum comentário:

Postagens