segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Moda & Beleza

TERNO, PALETÓ, BLAZER OU SMOKING! QUAL A DIFERENÇA?
ONDE E COMO USAR?

Terno, paletó, blazer, smoking e Black Tie. Tem amigos que as vezes me perguntam como usar, onde usar e porque usar? Apesar de parecerem muito iguais, existem diferenças entre eles que são decisivas.
Então vamos ver se consigo ajudar, mesmo porque as vezes a mulher fica na dúvida e também não sabe como ajudar o marido, o namorado ou amigo.
Terno
Vou falar primeiro do terno, porque ele que puxa todas as outras peças de roupa, mas, na verdade, ele não é uma peça. O terno é um traje composto por três peças: calça, paletó e colete.
O termo paletó vem do francês paletot, que é uma espécie de jaqueta ou sobretudo. Ele tem a modelagem mais sóbria, de alfaiataria, podendo ou não ter bolsos externos. A peça faz parte do conjunto do terno, que é composto ainda por calça e colete do mesmo tecido. Clássico, atemporal e extremamente formal, deve ser usado com camisa social, gravata e sapato.
Quanto a cor da camisa e a gravata muito cuidado. Na dúvida para não errar na camisa, a branca é certeira de não fazer feio e fica mais difícil errar na gravata também. Precisa de muito cuidado para inovar, principalmente se a camisa tiver detalhes, o visual poderá ficar muito carregado.
Farei um post mais detalhado sobre isto depois.
Comprimento e tamanho do paletó:
O ponto mais importante é observar como ele está nos ombros: não pode sobrar, nem estar justo. Deve estar exato. Repare, também, se as ombreiras não estão grandes demais.
O próximo passo é o comprimento, o ideal é na altura dos quadris ( é fácil, vista o paletó e com os braços esticados alcance o fim do paletó, o comprimento correto no caso do terno , é com as mãos dobradas).
As mangas, para estarem certas, precisam estar com o comprimento na altura da junção do pulso e da mão, para que fique com um dedo de camisa aparecendo.
Hoje, o terno é muito usado para trabalhos mais formais ou festas, normalmente sem o colete. Nos casamentos, por exemplo, costuma o colete ser usado pelo noivo para se diferenciar dos convidados e padrinhos.
O comprimento correto da calça deve ser:
Detalhes opcionais: a barra da calça pode ser italiana, ou seja, dobrada para fora. Mas esse modelo só é permitido para homens com pernas longas. Eu particularmente acho que ela não deixa tão elegante, talvez por estar um pouco fora de moda, então acho que deve se esperar quando a moda voltar, hahahahaha. O ideal é usar o da foto acima, barra reta!
Sapatos
Para não errar, prefira os sapatos pretos, com cinto preto ( se seu terno for feito sob medida, provavelmente não será necessário o uso do cinto) e meias pretas, mas caso opte por outras cores de sapato para inovar tem o marrom ou tom de vinho, mas estas cores NUNCA com terno preto.
Importante: As meias devem sempre combinar com o sapato ou a calça; o cinto e o sapato são sempre da mesma cor.
Regras para uso do paletó e terno:
Para sentar, não esqueça de desabotoar o paletó;
Jamais abotoe o último botão de um paletó transpassado;
Não use relógios esportivos com paletó.
Posso usar o paletó do terno separado?
Há quem diga que sim, principalmente se você for viajar para maximizar as suas opções, ao mesmo tempo que se economiza no volume da mala. Também é uma boa se valer dessa maximização de peças, quando o dinheiro não está sobrando.
Mas eu penso que se você tem um belo terno, um dia resolve usar apenas o paletó e montar um look casual com um jeans, ok você está “economizando”, mas deixou a calça do terno no cabide , está desgastando mais uma peça que a outra e, provavelmente, quando for usar as duas novamente, a parte de cima do traje estará mais desbotada e opaca, enquanto a parte de baixo estará brilhando de nova. O resultado não será muito bonito, pois passará a impressão de que você está usando peças de dois ternos diferentes, aí, sua “economia” foi por água abaixo, terá que comprar um terno novo.
Então a minha opinião é que não se deve usar separado o paletó do seu conjunto, mas quem DECIDE É VOCÊ!!
Para completar é bom saber que basicamente existem 3 tipos de ternos masculinos onde variam caimento, lapelas, bolsos e até o número de fendas nas costas dos paletós, não importando detalhes como cor, padrões, tecido ou número de botões. Cada um deles tem suas peculiaridades e se encaixam em diferentes estilos de homem, o que não impede que você tenha todos, desde que sinta-se confortável e fique elegante nos 3 modelos.
Corte Italiano
Acinturado; Mangas estreitas; justo no peito, mas não grudado no corpo;Calça cós baixo; Mais seco nas coxas; Ombros bem estruturados; Lapelas largas em formato notched; Cintura do paletó mais justa; Bolso sem aba, conhecido como besom ou slash; Sem fendas na parte traseira do paletó.
Corte Inglês
Solto; Levemente acinturado; Calça mais acertada ao corpo; Pouco acolchoamento nos ombros; Lapelas finas, formato notched; Bolsos com abas, conhecido como flap; 2 Fendas traseiras influência de quando era comum andar a cavalo, pois elas caiam melhor sobre a sela.
Corte Clássico ou Americano
Caimento reto e confortável; Ombros com estrutura moderada; Lapelas notch ou peak; Ligeiramente acinturado; Bolsos flap ou slash; Apenas uma fenda.
O Slim fit
Trata-se do caimento mais ajustado que pode ser aplicado em cada um destes modelos citados, portanto não é considerado exatamente um corte.
Jaquetão: modelo confortável com algumas restrições para usá-lo. É indicado para homens altos e magros e deve ser usado sempre fechado. Mas não tão em moda nos dias de hoje.
Paletó
O paletó é a parte de cima do terno. Ele é uma peça bem formal, mas pouco modelada ao corpo. Paletó pode ser encontrado em diferentes cores para eventos durante a noite ou para o dia.
O paletó sempre precisa ser acompanhado de uma camisa social e calça da mesma cor e tecido. Ele é uma peça bem rígida que não permite muitas variações nesse ponto. Sempre bem alinhado e mais sério.
O tamanho e comprimento já falei acima.
Blazer
O blazer é uma variação muito mais informal do paletó. Um social menos exigente. São peças bem parecidas, mas o blazer é mais despojado, podendo ser encontrado em diferentes cores e tecidos.
Diferente dos paletós, o blazer é comprado em peças avulsas, não segue um padrão de corte e pode ser usado em visuais informais, inclusive com calça jeans e chino. Por isso, o blazer é a melhor opção para um esporte fino, mas evite as calças jeans e chino neste caso.
Está se perguntando o que é uma chino? Chino é uma calça (ou bermuda) que possuem uma carinha de calça de alfaiataria, mas são de algodão/ sarja. É fácil identificar! Olhe os bolsos, se eles forem retos ( o famoso bolso clássico faca), são chinos e se forem arredondados, são jeans!
Uma ideia bem jovem e descontraída é usar o blazer no dia a dia com camiseta ou camisa para fora. Mas vou deixar este assunto para outro post.
Fotos com o blazer informal, nenhum para uma ocasião mais formal ( esporte fino), seria mais um fino descontraído, ahahahhahahaha
Smoking ou Black Tie
O smoking, é o visual mais formal de todos e, por isso, muito escolhido por artistas em grandes premiações da música e do cinema, como o Oscar e usado em muitos bailes de formatura.
Esse é um visual composto por calça, paletó e gravata borboleta. Porém, o paletó do smoking tem uma diferença essencial para o paletó do terno. No smoking, a lapela é de cetim, o que dá um ar muito elegante para o visual. Normalmente, esse traje é encontrado apenas no preto. Hoje, já é possível achar smokings coloridos, mas sempre com a lapela em cetim preto.
O Black Tie é uma determinação feita por anfitriões de festas exigindo que seus participantes masculinos se vistam de smokings com gravatas pretas, sem preocupar com modelos específicos. Essa determinação normalmente é dada em festas que valorizem a imagem de seus participantes de maneira homogênea, além de dar um ar mais elegante a todo o ambiente.
Então, ficou alguma dúvida? Pergunta aqui pra eu poder te ajudar.
Aguardem os próximos que vou escrever sobre a combinação da camisa e gravata, e o uso do blazer com camiseta ou camisa para fora da calça.
Beijinhos








Nenhum comentário:

Postagens