sexta-feira, 27 de julho de 2018

Conheça os Tipos de Corte de Terno

Basicamente existem 3 tipos de corte de ternos masculinos onde variam caimento, lapelas, bolsos e até o número de fendas nas costas dos paletós, não importando detalhes como cor, padrões, tecido ou número de botões. Cada um deles tem suas peculiaridades e se encaixam em diferentes estilos de homem, o que não impede que você tenha todos, desde que sinta-se confortável e fique elegante nos 3 modelos.




Antes você precisa conhecer:

Lapelas


São dois tipos nos ternos, a notched com recorte triangular (esquerda) e a a peaked (direita) que é pontuda, com o bico apontando para cima.

Fendas



Ficam na parte de trás do paletó e podem influenciar o caimento do traje em seu corpo, sendo que a dupla (esquerda) é a que cai melhor para os gordinhos, já a fenda única tem um ar moderno. Podemos ter modelos sem nenhuma fenda, geralmente mais ajustados na cintura.

Conheça os tipos de corte de terno

Agora que você já conheceu alguns detalhes que podem determinar o estilo do terno, veja as características dos cortes destes trajes:

Corte Italiano

– Acinturado;
– Mangas estreitas;
– justo no peito, mas não grudado no corpo;
– Calça cós baixo;
– Mais seco nas coxas;
– Ombros bem estruturados;
– Lapelas largas em formato notched;
– Cintura do paletó mais justa;
– Bolso sem aba, conhecido como besom ou slash;
– Sem fendas na parte traseira do paletó.
O terno italiano tem um estilo mais ousado, deixando os ombros largos e a cintura fina, acompanhando a calça mais acertada. O bolso sem aba contribui para a silhueta enxuta, assim como a falta da fenda, características que não favorecem os gordinhos. A lapela larga fica melhor com uma gravata tradicional.
…….

Corte Inglês

– Solto;
– Levemente acinturado;
– Calça mais acertada ao corpo;
– Pouco acolchoamento nos ombros;
– Lapelas finas, formato notched;
– Bolsos com abas, conhecido como flap;
– 2 Fendas traseiras influência de quando era comum andar a cavalo, pois elas caiam melhor sobre a sela.
Seu corte generoso é mais tradicional e sério, as lapelas finas podem ser notched (recortada em  triângulos) ou picked (pontuda), os bolsos com abas também tem uma cara mais conservadora e o pouco acolchoamento dos ombros deixa a silhueta menos artificial. Muito bom para quem está acima do peso, não só pelo corte um pouco folgado, mas também pelas duas fendas no paletó que  caem melhor na altura do quadril.

…….

Corte Clássico ou Americano

– Caimento reto e confortável;
– Ombros com estrutura moderada;
– Lapelas notch ou peak;
– Ligeiramente acinturado;
– Bolsos flap ou slash;
– Apenas uma fenda.

O clássico fica entre a ousadia do italiano e o conservadorismo do inglês, caindo bem na maioria das pessoas, além de ser mais versátil, aceitando as duas opções de lapelas e bolsos para ternos. A fenda única é bem comum aos ternos mais modernos. Um modelo que geralmente atende bem a todos os tipos físicos.

O Slim fit

Trata-se do caimento mais ajustado que pode ser aplicado em cada um destes modelos citados, portanto não é considerado exatamente um corte.

Nenhum comentário:

Postagens